Relatório de Transparência Salarial

Nota Explicativa - Relatório de Transparência Salarial

 

Em cumprimento à Lei de Igualdade Salarial (Lei nº 14.611/2023), a Meta Serviços e Projetos está publicando o Relatório de Transparência Salarial, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base nos dados fornecidos via eSocial. Este relatório compara as remunerações entre homens e mulheres, bem como traz dados relacionados à igualdade salarial entre diferentes raças e etnias.

 

A Meta Serviços e Projetos valoriza e pratica a igualdade em todas as suas formas, seja de gênero, raça ou etnia. Seguimos rigorosamente as normas trabalhistas, assegurando que, para trabalhos de igual valor e função, os salários são os mesmos, sem distinção de gênero, cor ou etnia. O nosso compromisso com a igualdade é inegociável.

 

No entanto, o relatório do MTE utiliza uma metodologia baseada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e agrupa cargos de forma genérica, sem considerar critérios importantes, como nível hierárquico, funções específicas, tempo de empresa, e outros fatores que impactam diretamente as remunerações. Por exemplo, na área de construção rodoviária, onde predominam funções operacionais, há uma predominância masculina devido à natureza do trabalho. Este fator não é mencionado no relatório e não é considerado na análise comparativa de salários, o que pode resultar em uma leitura incompleta de que a empresa faz distinções salariais entre homens e mulheres ou entre diferentes raças e etnias, o que não ocorre.

 

Esclarecemos que a Meta Serviços e Projetos adota práticas justas e transparentes em seus processos de contratação e promoção. Todos os colaboradores são remunerados com base nas suas funções, experiência, produtividade e tempo de serviço, sem qualquer tipo de discriminação.

 

Nos colocamos à disposição para dialogar sobre o tema e reafirmamos nosso compromisso com um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário para todos.